Gênesis 12:1-3

A Promessa e a Missão

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:3).

Em Gênesis 11:3-4 homens arrogantes disseram “. . . e tornemos célebre o nosso nome”. O resultado foi desastroso, exatamente o oposto do que queriam. Foram espalhados e separados, sem nome e infames.

Desta confusão generalizada, Deus chama um homem humilde, ouvinte à Sua voz. (Talvez ele tenha nascido antes da morte do seu ancestral, Sem, filho de Noé [Gn 11:10-26].) “Sai da tua terra, . . . de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome (…) e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Esta promessa foi repetida em Gênesis 18:18-19 e 28:14. Os outros Patriarcas e grandes servos do Senhor no Antigo Testamento também receberam de forma reforçada a mesma promessa.

Abraão não buscava grandeza para seu nome, mas na obediência e fé que tinha em Deus, aconteceu. Não lembramos os nomes daqueles homens que construíram a torre de Babel, mas Abrão é conhecido por bilhões e ao longo de todos estes 4.000 anos depois da sua vida.

A promessa para Abrão se cumpriu quanto ao seu nome, e está se cumprindo quanto a bênção para “todas as famílias da terra” à medida que o povo de Deus cumpre sua parte. Através de missionários, as nações estão ouvindo sobre a salvação eterna em Jesus Cristo. No entanto ainda está longe de se completar e de se realizar por completo esta promessa. Jesus é o descendente de Abraão, o cumprimento da promessa, mas todas as famílias da terra ainda não O conhecem.