A Missão de Israel
Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus (Lv 20.26).
Como é importante este trecho para podermos entender os propósitos e a Palavra de Deus. Em Êxodo 19.5-6 Deus deixou clara o chamado de Israel. Ele tinha uma missão no mundo. Era o único povo com esta missão. Israel era diferente das outras nações, com o papel exclusivo de ser canal da revelação de Deus ao mundo.
Deus criou Israel e criou seus costumes e cultura. Começou com um homem que foi tirado do seu contexto, cultura e família e continuou como homens e mulheres que ouviriam as instruções de Deus. Moisés, um dos principais personagens neste processo, chama todos à obediência ao único Deus neste novo estilo de vida. Santidade. Propriedade de um Deus santo. Reflexo deste Deus no mundo. Sacerdote.
Como igreja, não devemos identificar-nos demais com nossos contextos. Temos que ser relevantes, sem ser cópia, com discernimento e coragem que marcam os verdadeiros servos de Deus.
Sincretismo é sempre proibido. Há limites da identificação com o mundo — limites descritos claramente na Bíblia, com ensino e modelos desde Gênesis até Apocalipse. Isso exige conhecimento bíblico e cultural, compromisso e firmeza do missionário e de todos nós que vivemos em contextos contaminados com cosmovisões e práticas contra Deus.