Líder de Verdade
Dá ordens a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo e o fará possuir a terra que tu apenas verás (Dt 3:28).
Deus concedeu para Moisés grandes vitórias, e deu a ele um dos lugares mais destacados em toda história bíblica. Mas também teve seu momento de desobediência e por isso pagou caro. Mesmo implorando a Deus, o castigo foi mantido. Moisés morreu no lado leste do Jordão.
No entanto, antes de morrer, Deus levou Moisés para o topo do Monte Pisga para que pudesse ver pelo menos de longe, toda terra prometida para os Israelitas. E deu ordens para Moisés sobre o seu sucessor: “Portanto dê ordens a Josué, fortaleça-o e encoraje-o; porque será ele que atravessará à frente deste povo, e lhes repartirá por herança a terra que você apenas verá”.
Cadê os ciúmes? A autoproteção do espaço? A ameaça de status? Moisés não podia ter o luxo de sentir frustrado, ciumento ou derrubado por outro que tomaria seu lugar. Ele tinha que encorajá-lo e fortalecê-lo! Tinha que equipá-lo para tomar as rédeas. Tinha que investir no seu sucessor para continuar a obra da melhor forma possível.
Fazemos isso? Fiz parte de uma igreja no passado que tinha dois jovens auxiliando o pastor. Eles eram excelentes, animadores e amados. Mas uns outros pastores falaram para o pastor de cuidar, pois eles iam querer tomar o lugar dele. Infelizmente o pastor os ouviu e, em vez de continuar encorajando e investindo destes jovens, começou miná-los e prejudicá-los. Que pena que foi, pois perdemos os dois e o pastor ficou muito enfraquecido sem eles.
Os líderes, missionários, pastores devem sempre estar procurando sucessores, como Moisés, Jesus, Paulo e os outros fizeram e se alegraram com suas vidas e sucessos como servos do Senhor.