Penitências
. . . o Senhor não está no meio de vós” (Nm 14:42b).
Vamos olhar mais uma vez a este problema do povo e sua desobediência e medo de entrar em Canaã por causa dos gigantes.
Deus, então, pronuncia castigo contra os dez espiões que tinham incitado a murmuração, e os outros, com 40 anos no deserto, onde morrerão sem entrar na Terra Prometida.
Aí o povo queria mudar o quadro por sua conta. Vamos fazer penitência! “Vamos voltar para trás e consertar o estrago!” Contra (de novo) a vontade de Deus e contra as claras instruções de Moisés, o povo subiu contra os Amalequitas, povo cruel e forte.
Não fazemos isto muitas vezes? Mesmo sem crer em penitências, tentamos reparar algo errado com nossas conversas e ações precipitadas. Mas o estrago foi feito! Agora é enfrentar as consequências e confiar no perdão e a ajuda de Deus!
Temos que aprender: não é fácil consertar o pecado e desobediência. Só Deus para ajudar. Graças a Deus, Ele faz justamente isso se formos a Ele em humildade e arrependimento. Como Davi foi restaurado, mesmo pagando o preço, e chamado de “amigo de Deus”, nós também podemos ser restaurados. Não existe “penitências” da nossa parte que pode concertar nossa desobediência, apenas chegar aos pés do Senhor com o coração contrito e o espírito humilde, pedindo perdão.