Levítico 5.1

Responsabilidade a Mais

Quando alguém pecar nisto: tendo ouvido a voz da imprecação, sendo testemunho de um fato, por ter visto, ou sabido e, contudo, não o revelar, levará a sua iniquidade (Lv 5:1).

Somos muito omissos neste ponto. Sempre achamos que é a responsabilidade do outro revelar um problema ou pecado às autoridades certas. Falamos, “é problema do pastor” ou “é problema dele” e viramos as costas ou simplesmente fofocamos de forma nociva.

O povo de Deus tem que ser um povo santo – sacerdotal. Qualquer coisa que mancha e destrói a santidade do povo de Deus é uma terrível agressão contra os propósitos missionários de Deus no mundo. O canal da Sua revelação e amor fica entupido e deturpado e a visão que as pessoas têm de Deus fica distorcida.

Como isto deve nos preocupar! Devemos, com humildade e amor, agir, exortando e lutando para que todos sejam dignos da mensagem do glorioso Deus transmitidas através das nossas vidas e das nossas igrejas. Por isso Paulo escreveu a descrição da igreja em Efésios 4.11-16: um povo que se edifica mutuamente, que cresce com a ajuda de cada parte e que, por causa disso, chega à maturidade por causa disso.

Eu dou graças a Deus pelas pessoas na minha vida que tem me corrigido e me chamado à atenção. É um grande ato de amor de alguém criar coragem e ter sabedoria em como fazer isso. Devemos fazer e aceitar estas correções que são para nosso bem e para o bem do povo de Deus e do nosso testemunho ao mundo.