O Segredo da Vida Cristã
Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis (Êx 20:20).
Quando o povo viu a manifestação de Deus na montanha, ficou aterrorizado. Não queria ficar nem perto!
Deus quer mesmo que tenhamos temor a Ele, para que nossa aproximação não seja de qualquer jeito. Ele quer que a magnitude da honra e necessidade de reverência diante dEle sejma barreiras contra a irreverência e atitudes de pouco caso na linguagem e na vida cristã.
Neste momento na história de Israel, Moisés compreendeu um segredo enorme para a vida de um servo de Deus – o temor dele nos ajuda a não pecar! Se achamos que Deus é moleza, paizão, amoroso, tipo de fechar os olhos, distante, desinteressado e colaborador com a impunidade, a tendência é viver como queremos e não de acordo com a Sua vontade. Mas se temos tido contato com Ele, se temos o temor de um Deus santo e Todo Poderoso, vamos pensar duas vezes antes de desobedecê-lo.
Uma descrição do relacionamento do povo com Deus está na reação de Moisés em Êxodo 34:6-9:
E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração! E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou; e disse: Senhor, se agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.
Mesmo com muito medo, Moisés sabia que não poderia ficar sem a presença de Deus. Temor e intimidade; amor e respeito; acesso e curvar – são os segredos da vida cristã.