Vigília
Esta noite se observará ao Senhor, porque, nela, os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações (Êx 12:42).
Quando Deus tirou os Israelitas do Egito, eles passaram a noite em vigília. Eles não dormiram, pois com ansiedade esperaram o Anjo do Senhor passar para matar os primogênitos dos egípcios. Acreditaram na promessa que o anjo pouparia os filhos dos Israelitas que tinham posto o sangue de um cordeiro nos umbrais das suas casas. Era uma noite de terror e de esperança. Esta noite marcou toda história de Israel e não poderia ser esquecida. Êxodo 12:42 diz que a vigília na noite da Páscoa deveria ser lembrada e guardada “por todas as gerações”. Os mesmos ritos de proteção e de promessa da noite da Páscoa deveriam ser celebrados a cada ano. Essa noite de vigília e celebração servia para honrar o Senhor.
Esta prática durou até o tempo de Jesus. Após a ceia da Páscoa, os discípulos deveriam ter vigiados com Jesus no jardim do Getsêmani normalmente, mas dormiram. Fizeram um erro ainda mais forte, porque Jesus chamou-os à vigília, sem resultado.
Quantas vezes temos honrado o Senhor em vigília? Ele nos chama, e ainda dormimos. Perdemos as noites e perdemos as horas gostosas de manhã quando Ele nos chama, e continuamos na cama. Que o Senhor nos ensine a desfrutar os momentos silenciosos em comunhão profunda com Ele.