Senhor, Manda Outro!
Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim (Êx 4:13).
Moisés não queria ir falar com Faraó. Ele não se sentiu preparado adequadamente ou capaz para entrar na presença deste poderoso homem e pleitear a causa de Israel. Então, ele implorou ao Senhor que enviasse outro.
Quantas vezes tenho agido assim, querendo que o outro fale, ou resolva o problema em meu lugar.
Mas, isto só cria mais problemas!
Tenho uma amiga que insiste em que ninguém deve falar nada por ela. Se há um problema, ela quer resolvê-lo, sem intervenção de terceiros. Ela faz isso porque não confia que a pessoa que a representa vai saber ou querer explicar bem ou se vai melhorar ou piorar a situação. Melhor que seja ela mesmo.
Minha amiga exagera um pouco, mas aprendi com ela – pelo menos estou consciente disso – que se Deus me dar o insight para enxergar um problema, devo pedir à Ele que me ajude a falar e agir de acordo. Se Ele me mandar, não devo fugir, não devo adiar, não devo jogar no colo de outra pessoa. Se Deus me chama, então é clara a vontade dele que as divisões, as brechas e os conflitos sejam resolvidos por mim mesmo. Minha parte com certeza poderia ser importante.
Que o Senhor use cada um de nós para sermos corajosos, mas, sábios, pacificadores, encorajadores e exortadores conforme a direção de Deus (cp. Tg 3:17).