Gênesis 3:1-24

Que Situação!

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim (Gn 3:8).                                                                    

Ontem falamos dos pobres e necessitados. Há milhões de pessoas carentes de comida, água potável, segurança e abrigo. Nosso mundo está se tornando rapidamente em um mar de necessidades com algumas ilhas de prosperidade, ilhas que agora estão em risco também.

Por que tudo isto? Como um Deus de amor nos deixou numa situação assim, com guerras, terrorismo global, doenças sem cura, ódio, corrupção das autoridades, impunidade e perigo para todo lado?

Aconteceu porque Deus, na Sua soberania, criou Adão e Eva com algo interessante: livre arbítrio. Na Sua sabedoria, Deus deixou a criação com capacidade para escolher – ou a Ele, ou a eles próprios. Escolheram eles próprios.

Mesmo que Deus tenha avisado que a morte seria o resultado (Gn. 2:17), os nossos pais desobedeceram. Deixaram com que o desejo de ser igual a Deus, de receber a glória também, enchesse seus corações. Certamente Satanás entrou na história, mas ele não teria sido bem sucedido na sua missão destruidora se o coração do homem e da mulher não tivesse cedido à soberba.

Resultado: perderam (e nós também) o Jardim, perderam a comunhão cara a cara com Deus, perderam a fartura de comida e beleza, perderam a paz e a tranquilidade. Entraram para um mundo como o que conhecemos hoje. Em vez de benção, maldição. Foram expulsos do lindo Jardim para um deserto seco e ameaçador. Este deserto, agora sua casa, foi amaldiçoado por Deus. Em vez de paz, guerra e morte, dor e angústia, separação e destruição. Que desastre! Que tremenda lástima! Mas tudo não foi perdido, pois Deus foi atrás. . .