Lucrar é o Mais Importante
Ouvi isto, vós que tendes gana contra o necessitado e destruís os miseráveis da terra (…) (Amós 8:4).
Nesta visão do castigo de Deus sobre seu povo, Amós vê um cesto de frutos maduros de verão. Significa o fim da paciência de Deus com os pecados do Seu povo.
- O pecado de valorizar lucro mais que compaixão (4 e 6). Não pensavam nos pobres, em suas vidas, na sua fome e miséria. Sós queriam ganhar lucro em cima deles.
- O pecado de valorizar lucro mais que louvor (5). Também apenas cumpriam as festas e cerimônias pensando em lucro. O coração estava longe do verdadeiro louvor.
- O pecado de valorizar o lucro mais que a honestidade (5-6). O povo de Deus tinha perdido toda noção de Deus mesmo, de vida com Deus, de vida cristã! Mentira era normal. Corrupção era normal. Dar um jeitinho nas contas era normal.
O castigo por tudo isso é severo – ter a Palavra de Deus retirada! É uma condenação profunda que deixou a população desesperada de fome, mesmo buscando em todo lugar.
Para pessoas que foram membros de igrejas aonde a Bíblia é ensinada com profundidade e os pastores têm o alvo de fazer discípulos de Jesus baseado na Palavra, é triste chegar em lugares onde estão brincando com a Palavra, ou é ensinado superficialmente, ou sem preparo e sem significado. Você se sente seco, com sede, faltando algo importante!