O Castigo de Deus Sobre as Nações
Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo contra toda a carne (Jr 25:31).
O soberano Deus decreta castigo para Judá e usa Seu servo – neste caso não Jeremias. É Nabucodonosor, o rei da Babilônia. Deus o mandou para cumprir sua vontade em Israel, levando-o cativo.
Mas em seguida Babilônia será castigada pelo excesso de crueldade. Além disso, Deus manda Jeremias anunciar para as nações a justa retribuição pelo fato de ninguém ter ouvido os avisos de Deus. Manda para Jerusalém, as cidades de Judá, ao Egito, aos canaanitas, Sidom, Edom, Moabe, Dedã, Tema, Buz, Arábia, Zimri, Elão, Media e “a todos os reis do norte, os de perto e os de longe, um após outro, e a todos os reinos do mundo sobre a face da terra” (26).
A mensagem de Deus, os avisos, os convites, o perdão, o juízo não são apenas para os judeus, ou para a igreja. Todas as nações têm que ouvir que eles têm um Deus soberano e que se não se arrependerem vão passar pelo mais duro castigo, no presente, e de uma forma totalmente destruidora no futuro apocalíptico, no Dia do Senhor.