Jeremias 22:13-17

Salário-Mínimo

Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem paga-lhes o devido salário (Jr 22:13).

Será que as leis cercando o “salário-mínimo” servem para a igreja e os crentes? Estes dias foi elevado para R$1.212,00/mês (isto é agora, em 2022). Isto é 200 dólares americanos por mês, dependendo do câmbio. Enquanto uma faxineira ganha isto em dois dias de trabalho nos EUA, nossas faxineiras trabalham um mês, e olhe lá! (Muitos empregadores não seguem a lei.)

Mas não podemos comparar país por país na área de salários. Temos que pensar no custo de vida. Então, um salário-mínimo de R$1.200 paga o que para uma família de cinco pessoas? Paga apenas uma barraca na favela, energia pirata, filas no SUS, arroz e feijão sem carne, morte no corredor do hospital (ou na fila mesmo), filhos marginalizados e sem escola, roupas emendadas e pé de chinelo.

Vamos ler Jeremias 22:13 de novo. O “devido salário” não é conforme as leis de um país, mas conforme a justiça do povo de Deus, dando para todas as condições de vida digna e suficiente.