A Indagação
Justo és, ó Senhor, quando entro contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente? (Jr 12:1).
Jeremias reclama dos ricos hipócritas (12:2) e quer saber de Deus porque eles prosperam. Deus responde que são deixados por enquanto para servir de prova para Jeremias. Vai fazê-los fortes para a próxima prova mais intensa (12:5-6).
Além de usá-los para o benefício de Jeremias no fortalecimento, Deus promete o justo juízo no final: restauração e bênção para os arrependidos e castigo definitivo para os rebeldes (14-17).
As vezes sentimos sufocados pelos ricos e poderosos que fazem injustiças a seu bel prazer às nossas custas, mas Deus permite estas coisas para que nossa confiança nEle aumente; e Ele vai acertar as contas no final. Devemos ter compaixão destas pessoas e levar o Evangelho da verdade para elas, mesmo quando não quiserem ouvir.
Este texto pode nos ensinar que cada prova em nossas vidas leva ao preparo para poder passar nas provas seguintes, as vezes mais difíceis. Por isso podemos agradecer a Deus pelas provas e aproveitá-las para o nosso crescimento (veja Romanos 5:1-5).