Um Povo Endurecido
Eu sou o Senhor e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu ti cingirei ainda que não me conheces. Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro (Is 45:5-6).
O fato de Israel, ou qualquer outro povo, não admitir a soberania de Deus, não diminui a Sua grandeza. Ele é o único Deus! Pobre do povo ou pessoa que não o reconhece!
Tenho uma cunhada assim – desviada há muitos anos. Para ela, quem crê neste Deus tem inferior inteligência. Ela ri dos crentes e desafia o próprio Deus nas suas conversas e vida.
Não é por isso que Ele é diminuído, ou que ela não irá reconhecê-lO no final (ou, espero, antes do final), afinal, todas as filosofias são vãs frente ao Rei do universo (9-10).
Eu tive uns professores de filosofia, antropologia e de sociologia que eram assim. O ponto interessante era que quando falavam de muitas filosofias com objetividade e calma, mesmo quando contrárias umas às outras, não conseguiam a mesma calma quando tratavam do Cristianismo. Muitos deles ficaram nervosos, raivosos, falando com emoção. Por quê? Porque não é tão fácil derrubar a realidade do Deus que nos criou e que é chefe do universo todo. Rebelião contra Deus não é nada fácil, mesmo para o mais convicto ateu.
Como Deus não é diminuído diante destes desafios contra Ele, nós também não devemos nos sentir inseguros e diminuídos. Que o Senhor nos ajude a lidar com estas pessoas com firmeza amorosa, com convicção e paciência, com sabedoria e palavras e atitudes que as atraiam ao Senhor.