O Retrato dos Dias de Hoje
Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos e a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição (Is 5:7 NVI).
Há muitas lamentações neste trecho por causa dos pecados de Israel. “Ai da nação em que os habitantes ricos ajuntam terras e mais terras, e casas e mais casas” (vs 8). Ai do governo que permite a injustiça nos seus julgamentos, permitindo muito suborno e corrupção nos ministérios. Os pobres são prejudicados com decisões compradas e eleições pagas. Ai dos arrogantes que nem olham para os outros, pensando que é “dono do pedaço”. Ai dos que rejeitam a Lei do Senhor. “Ai dos que chamam o mal, bem e o bem, mal” (vs 20).
Todos os anos a cidade de João Pessoa prestigia os melhores comércios da cidade. Que choque quando prestigiaram “o melhor motel” de João Pessoa. Perigo, tentação, destruição de vidas e famílias é tratado com honra.
Tudo isso funciona apenas por pouco tempo, mas no fim é insustentável, e no final mesmo vem a justiça de Deus. Como crentes temos que exercer a boa cidadania e lutar pela justiça, pelo nosso próprio bem e da nossa cidade. Não podemos nos conformar com estas coisas, mas ensinar contra, preparando os jovens para ficarem firmes, e eleger líderes com boa moralidade.