Palavras Não Confortantes
Como tirar a própria roupa num dia de frio, ou derramar vinagre numa ferida, é cantar com o coração entristecido (Pr 25:20).
A Bíblia nos diz para “chorar com os que choram” (Rm 12:15). Não é para chegar dizendo: “Não chora!”, “Está tudo bem, irmão!”, ou “vamos sorrir!”. Muito menos, “Onde está sua fé?” ou “Por que este rosto triste?” O mais comum é “Vai dar tudo certo!”.
Fiquei preocupada um dia porque pensei que ia precisar passar por uma grande cirurgia. Quando contei para uma amiga, ela falou enfaticamente: “De jeito nenhum. Nada disso Barbara!” Graças a Deus, ela estava certa, mas não me ajudou a enfrentar a possibilidade naquele momento.
Como banho de água fria cai palavras assim no enlutado, doente ou deprimido. Temos que começar onde está. Sentir com eles. Então com cuidado levá-los a renovar a sua fé e esperança, e ter coragem de passar pela prova. Não adianta colocar panos quentes. Vamos nos identificar com o verdadeiro problema e ajudar a pessoa a sentir que não está sozinho, especialmente com a presença de Deus.