Provérbios 16:32

Quem São Nossos Heróis?

Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que toma uma cidade (Pr 16:32).

Vanderlei Cordeiro de Lima estava na frente da maratona nas Olimpíadas de 2004. Um brasileiro ganhando! De repente, no km 36, um louco saiu da multidão ao lado do caminho e o derrubou! Ele caiu e perdeu sua posição, chegando para o Bronze apenas.

Vanderlei é um guerreiro, disciplinado, forte, vencedor. Mas aquele dia ele se tornou meu herói, não por causa de tudo isto, mas porque ele não brigou, gritou ou desistiu. Ele sorriu, acertou o bronze, tratou o inimigo com brandura e perdão. Milagre! Ele tinha treinado por anos para este momento e foi roubado, mas reagiu sem demonstrar ira ou espírito de vingança. Por tudo isso, Vanderlei foi decorado naqueles jogos com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. Recebeu melhor honra do que um ouro.

Podemos experimentar este milagre também. Pessoas mal-intencionados podem nos atingir, mas nossa reação pode nos fazer vencedores. E nossas reações são registradas pelo Senhor, para que um dia recebamos o galardão dEle. Vamos correr como o autor dos Hebreus diz, “(…) livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus (Hb 12:1-2).