Provérbios 12:1, 15

Aceita ou Rejeita?

            Quem ama a disciplina, ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido (Pr 12:1).

Repreensão é algo difícil. Ao longo dos anos como professora, a repreensão aos alunos era as vezes necessária. As reações são tão variadas com as pessoas, mas talvez posso traçar três tipos principais.

  1. Total rejeição, com indignação e raiva. A pessoa repreendida reage de forma taxativa, repugnando o conteúdo da chamada de atenção e as pessoas que a fizeram. Geralmente sai batendo o pé e começa a espalhar boatos sobre o professor para os outros.
  2. Pena de si mesmo. A pessoa repreendida se torna vítima, e se fecha dentro de si, ou vai chorando para os amigos sobre o maltrato, procurando pena e consolo.
  3. Aceitação com gratidão. A pessoa sente-se abalada, mas pondera as palavras e aproveita-as para o bem e para o melhoramento da sua vida.

Tudo isto pode ser revertido com o tempo, mais importante ainda do que a primeira reação. É a diferença entre a arrogância e o declínio ou o crescimento em conhecimento e comportamento. A pessoa que repreende até pode estar errada, mas mesmo assim podemos analisar e crescer com suas palavras. “O sábio dá ouvidos aos conselhos” (Pr 12:15). “Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra” (Pr 15:31-33).