Salmo 99-100, 102

Mais Louvores das Nações

Reina o Senhor; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra. O Senhor é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos. Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo (Sl 99:1-3).

“Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl 100:1-3).

“Todas as nações temerão o nome d Senhor, e todos os reis da terra, a sua glória; porque o Senhor edificou a Sião, apareceu na sua glória. (…) Ficará isto registrado para a geração futura, e um povo, que há de ser criado, louvará ao Senhor; que o Senhor, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra, para ouvir o gemido dos cativos e libertar os condenados à morte, a fim de que seja anunciado em Sião o nome do Senhor e o seu louvor, em Jerusalém, quando se reunirem os povos e os reinos para servirem ao Senhor” (Sl 102:15-22).

Há grande ênfase nas nações em todas as Escrituras. Deus as criou e deseja alcançá-las com Seu amor e salvação. Escolheu a nação de Israel para ser instrumento disso para que todas as nações reconheçam com júbilo o nome do Senhor Deus. Israel frequentemente fracassou nesta tarefa, com algumas exceções, registrado em vários Salmos. Após a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo, Deus escolheu a Igreja para ser um instrumento ainda muito maior e mais ativo. Deus escolheu os discípulos de Jesus, você e eu e todos os outros, para levarmos Deus às nações e para que o Seu nome fosse reconhecido e louvado. Esta pequena amostra dos textos (entre centenas de outros) sobre as nações deve nos acordar para reconhecer a centralidade que nossa missão, nossos objetivos e o trabalho que devemos nos dedicar. É prioridade de todos nós e não a tarefa de um pequeno comitê na igreja ou das poucas pessoas (infelizmente são poucas em relação ao número de crentes evangélicos no Brasil) que são enviadas para outras terras.