Nada Pior
Como ímpios caçoando do meu refúgio, rosnaram contra mim (Sl 35:16 NVI).
Neste Salmo, Davi lamenta o ataque terrível dos seus supostos amigos. Além de armadilhas, acusações e ameaças de morte, os inimigos gozam e brincam com o seu sofrimento. Eles se divertem com risos e o desprezam com o cruzar de olhos entre eles às custas dele.
Para mim é ruim sofrer e ser atacada injustamente e com intenções maliciosas, mas o pior é a gozação no meio do sofrimento. A pessoa sofrendo está vulnerável e necessitada, mas, em vez de receber apoio e conforto, recebe as risadas dos que a cercam. Às vezes é um simples cruzar de olhos, indicando descrédito ou satisfação.
Aconteceu com Jesus também. Foi massacrado na Cruz, e por cima da dor e horror, os romanos e judeus ficaram zombando da cara dele. Cuspiram e riram para aquela figura desprezada e moída.
Eles não sabiam que foi por eles que Jesus morreu assim. Que era para eles e para você e eu. Não sabiam que estavam gozando do próprio Deus Todo Poderoso!
A lembrança disso pode nos ajudar nas situações dolorosas de gozações no sofrimento. Jesus sofreu muito mais, sem merecimento nenhum. Precisamos aprender a ser humilhados com humildade!