O Coração do Rei
Tornou-se ousado o coração em seguir os caminhos do Senhor (…) (2 Cr 17.6a)
Asa, o rei de Judá, buscou o Senhor e levou o povo a buscá-lo. O texto diz que fizeram “de todo o coração e de toda alma”. O resultado foi sacrifícios feitos com júbilo e alegria que encheram os corações íntegros.
Mesmo assim, Asa não conseguiu uma reforma completa. 2 Crônicas 15.17 diz que o coração dele foi perfeito, portanto pelo menos tentou, apesar de deixar os lugares altos da idolatria.
No entanto, não demorou muito até Asa cometer um erro muito grande. Confiou na Síria, pagando-lhe com tesouros de Deus para a proteção contra Israel (lembrem-se que o reino é dividido nesta época entre Judá, no sul, e Israel no norte).
O profeta Hanani procurou Asa e disse que foi uma loucura o que ele fez. Deus procura e ajuda os que buscam o Senhor de coração. Em vez de aceitar esta repreensão da parte de Deus, Asa se indignou e jogou o profeta na cadeia, no tronco.
No final, Asa ficou doente e não buscou ajuda do Senhor. Ele confiou apenas nos médicos, que não conseguiram a sua cura.
Há um perigo que, depois de uma vida de liderança bem-sucedida, as pessoas se tornarem auto suficientes, inacessíveis quanto às correções e fechados quanto à orientação e ajuda do próprio Deus. Quem começa bem, precisa zelar para terminar bem!