Davi Sabia a Razão
Reconheceu Davi que o Senhor o confirmara rei sobre Israel; por que, por amor do seu povo Israel, o seu reino se tinha exaltado muito (1 Cr 14.2).
Davi era realista. Ele não se exaltou, achando que as bênçãos do seu reinado era porque ele era especial ou superdotado. Deu o crédito a Deus e reconheceu que era pelo amor de Deus ao povo. Deus chamou e ungiu Davi, não para uma posição exaltada, mas para um serviço e um objetivo de Deus com Seu povo.
Como temos uma tendência de achar que as bênçãos são por causa de nós e para nós, é difícil compreender como o maior rei da história poderia ter sido tão humilde – humildade no meio de tremendo poder e prosperidade.
E a visão de Davi não ficou apenas para Israel. Em 1 Crônicas 16.23-24 ele canta: “Cantai ao Senhor, todas as terras; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas”. Ele entendeu que o seu Deus era para todos os povos e todo mundo.
Mas, mesmo ele reconhecendo que era servo, que não merecia as maravilhas que Deus deu para ele, ele tinha alta consciência que ele também era amado. 1 Crônicas 17.16-20 revela a admiração de Davi por tudo que Deus fez, inclusive pelo amor que sentiu de Deus por ele.
Davi foi usado e, apesar do seu terrível pecado, amado. Em humildade reconheceu a grandeza e a abrangência da soberania do seu Deus.