Cuidado com os Falsos Profetas!
O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, numa eira à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles (1 Rs 22.10 NVI).
Primeiro Reis 22 é um capítulo estranho. Josafá, um rei bom de Judá, ajuntou-se com Acabe, um rei terrível de Israel (lembre-se que os dois reinos são separados desde Jeroboão e Roboão), para tocar uma guerra sobre a qual receberam uma advertência de não travar (e em que Acabe morreu flechado). Parece que Deus queria a derrota de Acabe, pois foi por isso que mandou espíritos de mentira na boca dos profetas falsos de Israel. Apenas um foi fiel com a verdade, Micaías. Por isso foi preso.
Uma das coisas notáveis neste relato é que os profetas, enquanto falavam mentiras, estavam em transe.
Há crentes, e grupos de crentes, que ficam muito impressionados quando pessoas entram em transe. A palavra destas pessoas é tida como verdadeira, vinda de Deus. As próprias pessoas são exaltadas como “mais espirituais” e muitos querem imitá-las na mesma experiência (de cair ou ficar falando em línguas ou profetizando sem controle próprio).
Estar em transe não significa muita coisa e temos que ter discernimento e julgar com a Palavra de Deus tudo que é feito e falado. Por isso coloca nas igrejas aqueles que podem “julgar as profecias” (1 Co 14). Cuidado para não aceitarmos tudo, ou não aceitar o que vem de Deus.