1 Reis 19.18

O Rito É Importante

Também conservei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou (1 Rs 19.18).

Elias acabou de ganhar uma vitória contundente sobre os profetas de Baal. No meio de chuva e muita água, a oferta ao verdadeiro Deus pegou fogo e todos os profetas falsos foram mortos. Choveu após três anos de seca. Elias correu igual uma gazela pelo poder de Deus na frente dos cavalos de Acabe que o perseguia por tudo isso. Tanta vitória e milagres!

Mas, quando Jezabel reagiu, Elias for esconder-se no deserto, onde o anjo do Senhor encontrou-se com ele e o levou a Horebe (como recente descobertas indicam, talvez não na Península do Sinai, mas no deserto de Midiã, ou Arábia Saudita de hoje). Ali Deus falou com ele na brisa suave que passava pela face do monte.

Diante de Deus, Elias se queixa. Tinha sido zeloso, usado na luta, e ficou só. Deus não cedeu a auto piedade de Elias, mas dá outra tarefa – ir e ungir Hazael rei de Síria e Jeú rei de Israel. “E mais”, disse Deus, “Ainda há 7.000 que não se dobraram diante de Baal ou o beijaram”.

Elias não estava só. Havia os fiéis. Houve 7.000 que não falaram consigo mesmo “Vou dobrar meu joelho um pouquinho aqui, mas no meu coração creio ainda no verdadeiro Deus”. O coração dos 7.000 foi expresso na recusa de cumprir o rito. É importante cuidar com os ritos religiosos, no campo missionário, onde as vezes queremos nos identificar demasiadamente com o povo, ou aqui nas modas seculares que nos levam muitas vezes a sermos infiéis ao Senhor.