Mais um Caso
Então voltou ele e comeu pão… (1 Rs 13.19).
Vimos que na velhice Salomão fracassou. Neste capítulo de 1 Reis temos outro fracasso de um homem de Deus que O obedeceu durante a vida, mas no final voltou para trás.
Um profeta, homem fiel a Deus, recebeu a ordem do Senhor para ir até Betel declarar a Palavra de Deus contra o rei idólatra do Norte, Jeroboão. Só tinha uma coisa que não podia fazer: ficar ou comer e beber no lugar.
Com coragem o profeta foi, confrontou o rei e proferiu a condenação do altar idólatra. Quando Jeroboão mandou prendê-lo, Deus ressecou a mão do rei e o altar se fendeu. Assustado e ferido, Jeroboão pediu misericórdia de Deus e a mão foi restaurada. Grato, Jeroboão convidou o profeta para comer e beber na sua casa, convite negado por causa da ordem que Deus tinha dado.
Na volta para Judá, outro profeta foi ao encontro com o profeta de Deus. Mentindo, disse que Deus tinha dado uma profecia para ele que poderia comer e beber na sua casa. O velho profeta cedeu. Com certeza estava cansado, sedento e com fome depois de tanto viajar e tantos acontecimentos. Ficou sem discernimento e sem firmeza diante de um “colega”, especialmente alguém que se declarou “profeta” como ele. O profeta de Deus foi se desviando da sua convicta obediência.
Qual foi o preço pago? A morte. Encontrou um leão que o despedaçou no caminho.
Como podemos ficar firmes em tantas coisas e tentações, e no final ficar enganados pela falta de firmeza, conhecimento da Palavra e as palavras enganosas de tantas vozes que estão ali para nos desviar da verdade. Pode acontecer até com “colegas” bem conhecidos, companheiros do caminho, pessoas amadas. A Palavra de Deus sempre tem que estar em primeiro lugar.