A Verdadeira Casa de Deus
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre (2Sm 7:16).
Davi queria construiu uma casa para Deus, mas foi rejeitada a ideia. Deus respondeu a Davi que ele não faria esta casa, mas seu filho Salomão faria. Em vez de casa de pedra e madeira, ouro e pedras preciosas, Deus daria para Davi uma dinastia permanente – a sua própria família e descendência. Davi entendeu que a sua família seria a continuação da promessa de Deus dada a Abraão em Gênesis 12.1-3 e a Moisés em Êxodo 19.5-6: “Tu mesmo fizeste de Israel o teu povo particular para sempre, e tu, ó Senhor se tornaste o seu Deus” (2 Sm 12.24 NVI)
Neste contexto Davi pede a confirmação da promessa particular para uma razão que deve ser a razão fundamental de todos os nossos pedidos: “Faze conforme prometeste, para que o teu nome seja engrandecido para sempre e os homens digam: ‘o Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel!’” (7.25b-26 NVI)
As pessoas na linhagem de Davi acabaram sendo “casa” de Deus. No Novo Testamento a continuação desta promessa é a Igreja que é a “casa de Deus”, e Jesus, a pedra angular, é o seu fundamento. Não é construído com massa, blocos de cimento ou madeira, mas com pessoas que são ganhas como material de construção até que seja completa e madura (veja Ef 4.11-16).
Que o Senhor nos ajude a entendermos isso, não construir nossos reinos, nossas construções grandiosas, nossas igrejas grandes e ricas, mas que o Senhor possa cumprir a Sua vontade em tudo que fizermos e que seja tudo para a glória dEle!