2 Samuel 6:21-22

O Verdadeiro Louvor

(. . .) perante o Senhor me tenho alegrado (2Sm 6.21).

Davi dançou durante a procissão que levava a arca para Jerusalém. Diante de todo povo e diante dos olhos desprezadores da sua esposa Mical, ele expressou sua vibrante alegria e gratidão.

Quando Mical reclamou da maneira desinibida do louvor do seu marido, acusando Davi de exibicionismo e vergonha, ele disse: “(…) foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar do seu pai (…); perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos” (6.21-22 TNEB trans. pela autora).

Davi não dançou para mostrar aos outros sua altíssima espiritualidade. Não foi uma forma ritual de culto que ele tinha que seguir para ser aceito na comunidade ou aceito por Deus. Não foi um ato banal de loucura. E não foi uma reação para satisfazer as suas próprias emoções. Foi o verdadeiro louvor. Dançou diante de DEUS, na presença do Senhor dos Exércitos. De coração ofereceu sua expressão exuberante a Ele, e para mais ninguém. Verdadeiro louvor, não um rito vazio ou vaidoso ou exibicionista.