1 Samuel 19.8-24

Caiu, Mas Ainda Pecador

E o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá (1 Sm 19.23).

Há neste texto alguns mistérios. Saul tinha se afastado de Deus, desobedecendo-O e se orgulhando. Tinha recebido um espírito maligno (o texto diz que Deus o mandou [vs 9]) que levou Saul a tentar matar Davi. Davi conseguiu escapar, com a ajuda da esposa, filha de Saul. Mas o rei não entregou os pontos e foi atrás com seus “mensageiros” que são tomados pelo Espírito de Deus para profetizar. Parece que este é o Espírito Santo mesmo.

Finalmente Saul, em pessoa, vai até a casa dos profetas de Samuel para pegar e matar Davi. Ele também é surpreendentemente tomado pelo Espírito Santo, profetizando enquanto andava. Chegou na casa dos profetas e “caiu no Espírito” onde ficou esticado no chão por 24 horas. Assim o povo admirava, pensando que Saul era também profeta.

Mas não era profeta; era rei perturbado e assassino. As vezes podemos nos enganar pelas aparências e pelas manifestações espirituais espetaculares. Por isso temos que olhar para vida da pessoa, o dia a dia, ou corremos o perigo de ficar enganados.

Não entendo por que o Espírito tomou Saul, ou como Deus enviou um espírito maligno sobre ele, mas sei que ele estava longe de Deus, condenado a perder o reino e a vida.