Socorro Senhor!
…tragamos de Silo a arca da aliança do Senhor … (1 Sm 4.3).
Os sacerdotes de Israel estavam claramente andando longe da vontade de Deus. Quando Israel foi derrotado pelos filisteus, voltaram para estes líderes espirituais perguntando: “Por que nos feriu o Senhor, hoje, diante dos filisteus?” Pelo menos o povo lembrava da soberania do Senhor, apesar da liderança ruim dos filhos de Eli.
Mas a solução foi pior do que o problema. O povo pegou a arca, com os dois líderes, pensando que assim Deus seria obrigado a dar a vitória. Voltaram para o campo de batalha e foram de novo derrotados, mas desta vez os filisteus mataram Hofni e Finéias e tomaram a arca.
Que desastre! Tão sério a tomada da arca (a presença de Deus) que Eli morreu de choque quando soube e a nora dele deu a luz imediatamente, dando o nome ao bebê de Icabode – “Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus” (4.22).
Os dois sacerdotes não fizeram muita falta na sua morte. A lamentação não foi por causa deles. O choro foi por causa da presença de Deus que foi afastada do povo.
Não podemos pensar que nossos líderes são intocáveis ou irrepreensíveis. Eles podem levar o povo a grandes desastres. Quantos servem a si mesmo, afastam o povo de Deus, criando seus próprios reinos, levando Igrejas ao desastre.