1 Samuel 3.13

O Preço do Mimo

Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu (1 Sm 3.13).

No capítulo dois de 1° Samuel, Eli já tinha recebido a notícia da ruína da sua família. Mesmo que ele próprio fosse um homem que servia o Senhor, o pouco caso dado aos seus filhos os levaria à morte.

Eli sabia do pecado dos seus filhos, mas nada fez. Talvez ele dissesse que “amava” os filhos demais, ou ele ficava tão ocupado com o serviço de Deus que não deu muita atenção. De qualquer forma, o resultado para os filhos foi muito ruim. Foram mortos e Samuel, o garoto dádiva da sua mãe ao Senhor, tomou seu lugar, servindo o Senhor de acordo com o coração e pensamento de Deus (2.35).

Pais, preparam seus filhos para serem servos de Deus, pessoas que sabem respeitar e submeter-se a autoridade, que sabem discernir o bom do mal e escolher o bom, e que sabem se relacionar com outros com amor e humildade.

Algumas autoridades dizem que depois que a criança tem quatro anos é tarde demais. A personalidade foi formada conforme o ensino da família. Se deixarmos as crianças no controle pelas manipulações emocionais, excessos de raiva etc., pode muito bem ser que vai continuar. Desde bem cedo as famílias devem fornecer um ambiente de amor, firmeza e direção para seus filhos para que com segurança possam aprender seguir a Deus.