1 Samuel 2.12, 25, 29-36

Filhos Mimados

Eram, porém, os filhos de Eli, filhos de Belial, e não se importavam com o Senhor (1 Sm 2.12).

A Bíblia registra estas renúncias contra os filhos do líder espiritual, Eli. Seus filhos são mimados e arrogantes. Não se importavam com Deus e nem com o seu pai. Chegou ao ponto tão crítico em que Deus os matou, assim levando também ao fim da presença de Deus no meio de Israel pela captura da arca na derrota militar.

Qual a razão? 1 Samuel 2.29 explica para Eli: “Porque honras a teus filhos mais do que a mim…”

Resultado? Versículo 30 diz: “. . . aos que me honram, honrarei, porém aos que me desprezam serão desmerecidos”.

Solução? Tirar Eli e os filhos da liderança para colocar outros no lugar. “Então, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre” (vs 35).

Samuel foi fiel ao Senhor e Deus o abençoou. Ele se tornou este sacerdote e juiz fiel prometido por Deus. O sacrifício do filho de Ana acabou sendo uma enorme bênção nas mãos de Deus em favor dos Israelitas, ao contrário dos filhos de Eli.

Somos fiéis? Colocamos nossos filhos (pai, irmão, namorado, marido, esposa, emprego, dinheiro, carro) antes do Senhor? Quais são nossos valores principais? Passamos valores de Deus para nossos filhos e os entregamos para o serviço do Senhor em primeiro lugar? Ou somos permissivos e complacentes? Podemos fazer toda diferença na vida do filho e de muitas outras vidas.