Josué 3:11-13

Deus É de Toda Terra

Eis que a arca da Aliança do Senhor de toda a terra . . . (Js 3:13)

Há uma tendência nos dias de hoje de pensar que o Deus da Bíblia é nosso, mas os deuses dos outros também devem ser aceitos e respeitados como válidos. Inclusive, muitas vezes nem queremos mandar missionários para povos como tribos indígenas porque pensamos que “eles têm a sua religião” e introduzir outra seria errado.

No entanto fica claro que não há mais que um Deus, e ele é Deus de toda terra. Por isso Ele pode castigar cidades e nações e usá-las para seus fins (como Assíria para Israel e Babilônia para Judá). Por isso ele ama as nações e escolheu um povo particular para poder refletir a sua luz para elas. Deus ama os povos que na maioria das vezes nós ignoramos e não nos esforçamos para alcançar.

Deus é Criador da terra e é seu Senhor, mas as pessoas não o conhecem, são idólatras de deuses falsos e precisam do Evangelho de perdão e reconciliação com o verdadeiro Deus. Está escrito ainda em Josué após a passagem em seco do Rio Jordão: “Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus”. As nações tinham que conhecer este Deus dos Israelitas, soberano sobre todas elas também. Mas, como Paulo escreveu em Romanos 10, como vão receber o Evangelho se ninguém leva? Como irão, se não forem enviados? Como serão enviados se as igrejas não cumprem seu papel como povo de Deus e instrumento de Deus na terra para alcançar os que não o conhecem?

Precisamos ser como a igreja de Antioquia em Atos 13:1-3, obedientes de imediato à vontade de Deus em enviar seus principais líderes para os gentios que não O conheciam.