1 João 3:10-24 (2)

Prova Grande – Amor Pelo Irmão (Cont.)

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1 João 3:9 NVI).

Um resultado do amor que deve estar reinando em nós é a luz (2:10). Se amamos o irmão, permaneceremos na luz. Os brasileiros falam de pessoas “iluminadas” – pessoas que são tranquilas, que emitem “bons fluídos” que atraem outros. Várias pessoas com quem eu encontro em lojas e outros lugares falam disso. Estão confundindo a paz e o amor de Cristo com um poder sobrenatural pessoal, mas é muito maior do que isso. Vem do Criador absoluto! Flui, sim, mas do Trono de Deus. 1 João 4:12 diz: “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amo está aperfeiçoado em nós”.

Outro sinal de amor pelo irmão é o sacrifício (3:16-18). João relaciona sacrifício em favor do outro de duas maneiras: Sacrificar a própria vida e sacrificar os nossos bens. Dizer que ama, sem se sacrificar em favor do outro, até dando a nossa vida, é mentira.

Um homem crente, preso num campo de concentração dos japoneses na 2° Guerra Mundial decidiu mostrar isso. Tinha faltado uma pá após o dia de trabalho. O guarda disse que ia matar um preso a cada contagem a dez se o culpado não confessasse. Chegando em 9, um homem deu um passo para frente e foi fuzilado. Dois dias depois, acharam a pá, que foi perdido, não roubado. O sacrifício deste homem em favor dos outros mudou o ambiente da prisão para que todos começassem ajudar uns aos outros.