2 Pedro 1:1-11

Simão Pedro – Servo e Apóstolo

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa (2 Pe 1:1 NVI).

Este trecho bíblico está cheio de verdades muito relevantes a nós. Por isso vou resumir algumas reflexões enumeradas:

  1. “Simão Pedro” – não fala “Dr. Pedro” ou “Irmão Pedro” ou “Apóstolo Pedro” ou “Missionário Pedro”. Ele é Simão Pedro, sem título ou pretensões, como é sempre o caso no Novo Testamento e no Antigo Testamento. Ele acreditou no que Jesus falou para ele em Mateus 23 para não usar títulos.
  2. “Servo e apóstolo” – não “Apóstolo”, com a boca cheia. Ele vive para servir, e incluído no serviço é o exercício do seu dom de apóstolo, enviado. Ele é apóstolo, não para se destacar, ou ter primazia ou inquestionada autoridade, mas para servir. Como apóstolo ele foi enviado para ensinar, encorajar e exortar. Como servo ele faz por amor ao Senhor e aos ouvintes.
  3. “Fé preciosa recebida” – não é qualquer fé barata e fácil. É preciosa. Vale uma pérola ou tesouro que merece a venda de tudo que temos para obtê-la. Mas não é precisa comprar, pois foi dada de graça, sem a gente pagar nada. É pela justiça de Jesus que a temos, não a nossa justiça.
  4. “Graça e paz em abundância” – é isso que basta em nossas vidas. Não desgraça, mas graça que vem do conhecimento de Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo. Por causa dele temos paz, não tumulto, medo, confusão e tristeza.
  5. Mesmo recebendo tudo isso, nós temos que nos “empenhar” para acrescentar à fé a virtude (vs 5) e para consolidar o chamado e a eleição (vs 10). Não somos passivos, mas temos que ativamente e agressivamente crescer e agir. Nunca devemos esquecer que um dia fomos purificados do pecado (vs 9) e com humildade, gratidão e compromisso exercer a salvação que recebemos e produzir fruto de caráter, de trabalho e de serviço aos outros.