Tiago 2:14-26 e 3:13-18

Boas Obras

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? (Tg 2:14).

Como no Antigo Testamento nós somos salvos pela fé, mas esta fé tem que ser autenticada na vida. Não adianta piedosamente aprender uma linguagem evangélica, frequentar a igreja ou ter uma aparência de crente. Temos que agir e nos comportar conforme a fé que professamos.

Neste texto, como em muitos textos do Antigo Testamento, o agir consiste em ajudar o próximo e o necessitado. Os santos no passado tinham justiça imputada sobre eles pela fé (2:23), mas a ação completou a realidade da fé e nova vida (2:21-22).

Como andam nossas boas obras? Como tratamos o irmão sem comida, roupa e moradia? Como tratamos pessoas desamparadas e sem poder aquisitivo? Como pagamos nossos empregados e funcionários? Seremos julgados por tudo isso. Israel falhou quase sempre, e foi levado ao cativeiro em punição.

Talvez não podemos mudar o mundo (e talvez sim, como grandes homens e mulheres de Deus que foram usados par abolir a escravidão, melhorar o tratamento de presos e pessoas com doenças mentais, o “sati” na Índia (a queima das viúvas vivas com os corpos dos seus maridos), amarrar os pés das meninas na China, ou no tráfico de crianças pequenas nos templos hindus), mas podemos mudar nosso pequeno mundo ao nosso redor, em humildade e sabedoria demonstrando compaixão (3:13-18). E, quem sabe, Deus vai usar alguém leitor para uma grande obra em benefício de pessoas.