Tiago 2:1-13

Não Adianta!

Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas (Tg 2:1).

Não adianta tentar ser crente enquanto maltrata as pessoas. É muito claro neste texto que não podemos ter parcialidade, tratando bem quem é mais “importante”, ou bonito, ou rico, seguindo os valores deste mundo, e tratando com indiferença e desprezo aquele que não gostamos ou que diante do mundo não tem valor. Temos que amar todos como vizinhos amados.

Podemos cuidar para usar a roupa certa, não adulterar, não roubar, frequentar a igreja etc., mas se pecamos na área social, quebrando este ensino de como tratar as pessoas, até explorando pessoas para nosso próprio benefício, estamos pecando em outras áreas também (vs 10).

Tive amigos assim. Eram líderes espirituais, mas tratava sua empregada em casa com o maior desprezo e indiferença. Atitudes condescendentes e opressoras! Outro exemplo é o trato com garçons, frequentemente com imperiosidade. Veja como as pessoas lhe dão com garçons e vai saber o que está no coração delas de verdade.

Este texto condena uma boa porcentagem de igrejas que são culpadas também. Valorizamos os ricos, os políticos, pessoas que têm status, e deixamos os de classes inferiores, os serventes, de lado.

Infelizmente fiz parte de umas igrejas culpadas disso. As vezes eu e nossa equipe de estudos bíblicos numa favela tentamos trazer pessoas de lá para a igreja. Era vergonhosa o trato, até da parte do pastor, destas pessoas. Mudei de igreja para uma na periferia. Chocada, encontrei o mesmo problema entre pessoas de classes sociais diferentes mesmo na pobreza.

A condenação disso neste texto é forte! É pecado e transgressão.