Tiago 1:19-27

Segredos para o Missionário

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida (Tg 1:5 NVI).

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1:19-20).

Choque cultural é um fenômeno que todos os missionários transculturais passam. Há incompreensão linguística e comportamentais. Alguém de uma cultura fala uma palavra inocente que é palavrão ou insulto na outra cultura. Abana a mão em despedida e é sinal de chamar, ou de desprezo para a outra pessoa. Há milhares de possibilidades de mal entendidos, ofensas e rejeição. O que fazer?

Tiago traz o segredo de como superar o choque cultural, e como viver em qualquer lugar com quaisquer pessoas. Os cinco pontos são essenciais para uma boa adaptação.

  1. Seja rápido em ouvir. Ouça a crítica, a instrução ou a repreensão. Seja atento a comunicação verbal e não verbal que sinaliza problema ou barreira. Neste momento temos que ter a humildade para ouvir, aceitar, e não rejeitar ou ficar indignado.
  2. Não fuja. Sempre queremos nos justificar, dispensando comentários que poderiam nos ajudar. “Não, assim que faz no Brasil”. “Mas é meu jeito”. “Sabe com quem fala?” Melhor se calar, deixar o outro falar e guardar nossas desculpas e razões para reflexão mais tarde.
  3. Não se irrite. Choque cultural cria raiva, irritação e ira. É difícil lhe dar com pessoas que fazem e falam ao contrário daquilo que pensamos ser certo. Mas ira não resolve nada. Substitua a ira pela paciência e amor.
  4. Ser praticante, não apenas falante, da justiça e da verdade de Deus. Não se identifique com a cultura nos pontos aonde vai contra o ensino da Palavra de Deus, mas em outros pontos, aprenda a viver juntos,
  5. Peça sabedoria (Tg 1:5)!