Hebreus 11:13-16

Sem Ópio (O Mito do “Mito”)

Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram (Hb 11:13a-b NVI)

Temos sido amedrontados pelo mito que falar sobre a vida no céu é um mecanismo escapistas e instrumento de opressão – os ricos aplacando os pobres com promessas do futuro enquanto tomam proveito deles aqui. Este tem sido largamente divulgado, especialmente em círculos marxistas, mas que tem se infiltrado também na teologia e ensino das igrejas evangélicas.

No Novo Testamento a promessa da futura libertação e glória são muito importantes. Hebreus 11 conta a história dos perseguidos e sofredores que foram fiéis ao Senhor, seja qual fosse o preço. Em vez de ópio, a promessa do futuro foi a vitamina que deu forças para aguentar todo tipo de tortura e martírio com paciência e alegria. Os fiéis entendiam que esta terra não era deles, e que não podiam esperar outra coisa a não ser dificuldades e rejeição. Eram peregrinos, indo para a verdadeira terra deles, onde nunca mais seriam minoria, forasteiros, rejeitados e perseguidos. Eles estavam ansiosos pela terra.

Por causa desta esperança e compromisso, Deus realmente está preparando uma cidade maravilhosa para eles. Talvez falte para nós uma boa dose de ensino e fé que nós também não somos do Brasil, ou qualquer país; somos de uma terra muito melhor! Vale a pena andar em direção a ela com passos firmes e alegria no coração.