A Palavra É Viva e Ativa
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e34 intenções do coração (Hb 4:12 NVI).
Este versículo vem dentro do assunto de descanso sabático para o povo de Deus, prometido desde o Antigo Testamento, mas muitos no Antigo Testamento não alcançaram o descanso porque não acreditaram. Tiveram o Evangelho (vs 2-6), mas não tiveram fé, portanto não obedeceram (Hb 4:2-6, 11).
Não devemos copiar este mal exemplo. Temos a Palavra de Deus que não é uma letra morta. É ativa, afiada, penetrante. Julga e transforma. Revela a verdade em nossas vidas e nossos corações.
Temos que prestar contas a Deus, baseada na sua Palavra viva e eficaz. Por isso, irmãos, é uma boa ideia estudá-la, pregá-la, ensiná-la e levá-la a sério. Deve levar esta Palavra até aos confins da terra. Deus não está brincando conosco. Nada dEle está escondido.
Ao contrário de alguns, a palavra grega para “Palavra” aqui é “Logos”, não “Rhema”, que pode ser sinônimo. É Logos que transforma, não apenas Rhema.[1]
Cada dia que tomamos a Bíblia com nossas mãos, vamos esperar algo extraordinária de Deus em nossas vidas.
[1] Há disputas sobre a importância destas duas palavras gregas, e existe alguns movimentos expressivos que enfatizam o “rhema” quase à exclusão de “logos”. Para mais informações veja alguns artigos sobre o assunto neste blog.