Fiel Sumo Sacerdote
Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo (Hb 2:17).
Jesus foi tentado em tudo que somos – em tudo. Ele se tornou homem de verdade, homem com apetites e desejos como qualquer outro. Por isso ele entende.
Ele sofreu tentação, mas não cedeu. Como foi isso? Sem entrar em toda discussão teológica interminável sobre se ele poderia ou não pecar, quero apresentar três pontos que acho importantes sobre a real tentação de Jesus.
- Na sua obediência a Deus, Jesus destruiu o Diabo. Fica claro em Hebreus 2:14-16 que o Diabo não tem mais poder sobre nossas vidas; não precisamos nos submeter, como escravos, a ele.
- Jesus é fiel sumo sacerdote. Porque ele foi tentado, mas não pecou, ele é nosso intercessor e intermediário. Ele está na presença de Deus Pai com a propiciação do próprio sangue, apagando nosso pecado, recebendo o direito de pedir em nosso favor.
- Em Hebreus 4:14-16 vemos que nós também podemos entrar na presença de Deus por causa de Jesus! Comparar estes pontos com Hebreus 5:5, 13; 6:20-7:28, especialmente versículo 25. Ele é nosso intercessor e intermediador. Ele nos dá socorro!