2 Timóteo 2:22-26

Associados Dignos

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2:22 NVI).

Timóteo tinha que fugir das tentações que cada jovem solteiro experimenta. Tinha que lutar para alcançar uma vida pura, cheia de fé, amor e paz. Esta vida não era para ser levada por ele sozinha, mas com outros que têm os mesmos desejos de vida com Deus. A busca da pureza é um caminho que precisa de companheiros para sustentar, apoiar e exortar. Não é um caminho fácil de andar e, por isso, Paulo repetidamente faz Timóteo lembrar da importância disso e da necessidade de ajuda de outros.

Que tipo de crente devia ser nossos associados? A resposta é – aqueles que oram com corações puros. São pessoas que têm prazer na presença de Deus, têm intimidade com Deus e dependem dele. Oração para eles não é um rito vazio, mas algo do coração, sincero. Invocam o Senhor em vez de outras fontes de ajuda e sustento.

Associados que vale a pena para nos ajudar na vida cristã é aquele com que possamos desfrutar da presença de Deus. Aquele que é de confiança porque é transparente e verdadeiro.

Deus tem me dado amigos e amigas assim, que me edificaram, exortaram com honestidade e me ajudaram a avançar na vida e serviço cristão, especialmente na busca pela pureza. Dou graças a Deus por aqueles que foram ajudadores ao longo da vida, desde a mocidade até agora.