2 Timóteo 2:8-13

Ele É Fiel

(. . .) se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo (2 Tm 2:12b-13 NVI).

Muitas pessoas arrancam 2 Timóteo 2:13 do contexto e aplicam de uma forma bem errada. Citam apenas o versículo 13, sem notar a segunda metade de versículo 12. Dizem que “Deus é fiel, então posso viver como eu quiser. Se eu pecar, ele é fiel para me salvar”.

Mas o texto não diz isso. Ele é fiel para salvar os que perseveram, os que “morreram com ele” (vs 11-12). Estas pessoas vão reinar com ele, e com fidelidade esta promessa será cumprida.

Mas o que o nega, ele é fiel também em negá-los, como prometido.

Ele guarda sua Palavra – salvação para os arrependidos e convertidos; castigo eterno para os que o rejeitam ou não o conhecem. Por isso ele mandou seus discípulos até aos confins da terra! As pessoas precisam ter a chance de conhecer e aceitar Jesus.

Paulo vivia para este fim. “Por esta razão (o evangelho em vs 8), tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus com eterna glória”!