Paulo Abre o Coração
Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes (2 Tm 1:15 NVI).
Agora Paulo está numa prisão pior – o Mamertine. É escura, fria, húmida, suja, lugar dos condenados à morte. Não é mais a casa dele, com guardas, cama e boa comida.
Com estas maiores dificuldades e sofrimento, e com o perigo de também ser preso, alguns colegas tinha-o abandonado (citados por nome para não ter dúvidas), menos Lucas e Onesífero, um homem em Éfeso que o tinha ajudado várias vezes e tinha viajado para Roma para visitá-lo.
Apesar de todas as dificuldades, a preocupação de Paulo era com Timóteo – com sua vida, seu ministério e sua perseverança, Ele queria que Timóteo fosse perseverante, mesmo mediante das tribulações, do abandono e a iminente execução do seu amado pai na fé, Paulo. Timóteo podia se sentir encorajado e fortalecido porque Deus tragou a morte e deu vida eterna, certeza garantida pelo Evangelho de Cristo Jesus!
Graças a Deus, é uma lição para cada um de nós a não desistirmos nas tristezas, dificuldades e sofrimentos. Em vez disso devemos continuar a preocupar com os outros, confiantes que o Senhor está cuidando e dando forças para tudo. Nesta carta Paulo não pede conforto por causa da morte que aproximava, mas dá conforto para Timóteo a quem ama.