1 Timóteo 5:1-16

Responsabilidade com as Viúvas (e Solteiras)

Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas (1 Tm 5:16 NVI).

Viúvas sem família são de responsabilidade da igreja. Se tiverem família, a família deve cuidá-las (a igreja não é uma célula comunista), mas se não, fica com a comunidade da igreja.

Nos Estados Unidos as famílias têm passado os últimos anos em mudanças radicais. Uma das mudanças é na área de cuidados aos velhos. Antigamente a família cuidava destes. Agora a família frequentemente não quer este trabalho, e os colocam num asilo ou casa de repouso.

A minha mãe, em rodízio com suas 5 irmãs, cuidou da sua mãe por seis anos, depois de um derrame. Quando era o tempo dela, saia de casa por duas semanas para estar ao lado da minha avó. Cuidou também do sogro acamado pelo câncer, que morava em nossa casa. Cuidou do meu pai, dois anos debilitado e acamado com o mesmo tipo de câncer. Com muito esforço ela cuidou dele até a morte tranquila na sua própria cama, e não num hospital sozinha. Mas, quando minha mãe teve um sinal de debilitação, meus irmãos a colocou num asilo para velhos.

Graças a Deus, Ele me mandou para os Estados Unidos e pude levar minha mãe para casa. Ela passou os últimos dois anos da vida dela confortável, na sua própria casa, cercada de amigos e dos cuidados da sua igreja e filha e visitas frequentes dos filhos e suas famílias.

E a pessoa que serviu fielmente na igreja, como minha mãe e minha avó, e não tem família? Neste trecho da carta de Paulo, fica claro que a igreja tem que cuidar, não um asilo de velhos ou pessoas desconhecidas. Mesmo que a pessoa precise de cuidados maiores de um asilo, não deve ser largada lá, sem atenção dos irmãos.