1 Timóteo 4:6-16

Educação Contínua

Dedique-se a leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino (1 Tm 4:13b NVI). Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso (1 Tm 4:15 NVI).

Todo este trecho deixa claro que Timóteo tinha que continuar no seu esforço de crescer e progredir na sua própria vida e conhecimento. Ele tinha que continuar no ensino, sempre cultivando melhorar nesta capacidade. Tinha que perseverar, seja qual for a oposição, as fábulas tolas ensinadas para pessoas na igreja, ou a tentação de relaxar no esforço de ser mestre aprovado da Palavra e da vida cristã.

Paulo compara isso com atletismo e exercício, que é pouco proveitoso. Tem que se esforçar, não desistir. O preparo físico exige esforço, disciplina e constância. Se um atleta transpira muito para ganhar uma competição, quanto mais nós, que temos esperança no Salvador. No capítulo 6:11-12a Paulo continua o assunto: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso (os ensinos falsos) e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé.”

Quando pastores e líderes desistem, largam as suas convicções bíblicas para aceitar heresias, ou até são tentados a escaparem pelo suicídio ou outras maneiras de largar a vida do ministério, devem lembrar a luta de Timóteo e como Paulo ajudou na caminhada firme como servo fiel a Deus.