O Perigo Continua
O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vem de homens hipócritas e mentirosos, que tem a consciência cauterizada (1 Tm 4:1-2 NVI).
Paulo tinha falado com os presbíteros da igreja de Éfeso sobre o perigo de alguns deles, junto com outros, chegarem a ensinar falsas doutrinas e heresias. Em 1 Timóteo Paulo faz Timóteo lembrar disso e coloca a culpa em “espíritos enganadores e demônios” (vs 1).
A origem das falsas doutrinas é Satanás, e o canal são pessoas mentirosas, hipócritas e mortas espiritualmente e moralmente. Em outras palavras, Satanás e os demônios acham pessoas submissas a eles para militar a favor da ruína na igreja. As vezes estas pessoas têm motivos financeiros (1 Tm 6:5) ou orgulho (1 Tm 6:4) e com certeza não se importam com a verdade (1 Tm 6:5).
Muitas vezes estas inserções demoníacas nas igrejas parecem bonitas. Usam a Bíblia e são carismáticas interlocutoras para passar suas doutrinas e práticas. São modelos motivadores que vem de igrejas grandes ou movimentos em massa. Durante meus 62 anos de crente, tenho passado e observado vários destes problemas, com resultados de divisões, brigas, estancamento de crescimento saudável e desgosto geral. As vezes passam logo e são revelados como nocivos; outras vezes continuam a se consolidar e se tornar denominações e movimentos de longo prazo.
Se o inimigo de Deus consegue deturpar e entupir a igreja, que é o canal do conhecimento de Deus na terra, ele conseguiu realizar seus propósitos. Sem igreja não há discipulado, o envio de missionários e a expansão do Reino de Deus. As trevas permanecem no controle.
Que o Senhor nos ajude a estarmos atentos, conscientes do perigo que ainda continua.