Receita para Falatórios
Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia (1 Tm 1:5).
Parece que se cumpriu o problema que Paulo preveniu quando falou com os presbíteros da igreja de Éfeso, registrado em Atos 20:29-31. Ele escreve para Timóteo que está em Éfeso pastoreando a igreja lá. Surgiu na igreja mesmo heresias e mitos, provavelmente influenciados pela mitologia grega. É um exemplo da larga tendência de sincretismo cultural mesmo com igrejas tão reconhecidas e bem instruídas como esta.
A receita para Timóteo ajudar a igreja é chamar atenção dos falsos mestres (sem brigar – 1 Tm 2:8) e instruí-los como viver em amor que flui de um coração puro (sem segundas intenções egoístas), uma consciência boa (sem pecado encoberto) e uma fé sincera (real e não dividida, na dependência na graça do Senhor e na verdade da Palavra de Deus).
Sempre haverá os que querem aparecer com novidades, ou os que querem voltar para as velhas crenças que não foram erradicadas, ficando com um pé no cristianismo e o outro nas religiões e culturas antigas. Não é para Timóteo aceitar isso passivamente. Ele tinha que falar contra. Tinha que seguir firme pessoalmente e ensinar para os outros as verdades da Palavra de Deus que ele tinha aprendido desde criança (2 Tm 3:15-16).