Filipenses 2:19-30

Manda Apenas os Aprovados

(…) Timóteo foi aprovado (….) (Fp 2:22)

Paulo demonstra amor em duas direções neste trecho – em direção aos seus discípulos, Timóteo e Epafrodito, e em direção à igreja de Filipos. A igreja é tão importante que ele não manda qualquer um para estar com ela – apenas os que vão tomar cuidado conforme a sua necessidade, e não conforme seu próprio egoísmo ou ideias pré-concebidas. Timóteo é como filho, testado e aprovado na vida e no ministério. Isto mostra uma boa atitude de alcançar os campos missionários e enviar obreiros que com certeza vão ser uma bênção, pois foram preparados e testados.

Epafrodito também é enviado, esta vez de volta para a igreja, mas não antes dele compartilhar as lutas e o ministério de Paulo. É companheiro, irmão, alguém que deve ser honrado pelo sacrifício que fez em socorrer Paulo na prisão, as custas de sua boa saúde.

Este pequeno trecho abre uma janela grande para ver o coração de Paulo e o exemplo que devemos seguir – enviar irmãos, aprovados, companheiros honrados e amados, missionários que vão cuidar de igrejas e pessoas com sensibilidade em relação as pessoas que vão os receber e de quem vão aprender.

Além disso, Paulo não hesita em elogiar estes obreiros. Ele sabe que eles não vão se vangloriar nisso, e é bom as igrejas saberem do seu valor. Ele está mandando pessoas que vão servir as igrejas, não as dominar ou controlá-las. Eles, com certeza, vão ser bênção, ensinando a Palavra e compartilhando a vida.

Que possamos mandar missionários assim a partir do Brasil – pessoas que vão realmente fazer diferença na vida e na igreja dos que vão recebê-los.