Sejam Alegres
Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo (Fp 2:18 NVI).
Que coisa! Paulo sendo oferecido como libação (degolado, como foi no final, e sofredor de todo tipo de tortura, prisões e privações, como na própria cidade de Filipos), mas regozijando-se. Imagine como foi. Sofrendo, numa prisão, preso a guardas, sem liberdade e a morte iminente. Mas a gente pode ver sorriso nos lábios e luz nos olhos. Ele não reclama, só confia no Senhor.
E mais, fala para eles serem alegres também. Mesmo que alguém, como Paulo, esteja sofrendo e morrendo, eles devem ter o gozo do Senhor. Um milagre!
Em Efésios 3:13 Paulo fala a mesma coisa, só que de forma mais forte. Ele diz para eles regozijarem no sofrimento dele. Como pode? O que significa isso? Não tenho toda certeza, mas provavelmente porque ele esteja sofrendo por amor a eles. Ele pregou o Evangelho aos gentios e judeus em Éfeso, e por isso foi perseguido pelos judeus, razão da sua prisão. Mesmo com este perigo, ele não desistiu. É para eles reconhecerem o seu valor para ele e, principalmente, para Deus.
Ó gente! Cristianismo não é penoso, sombrio, sem coração leve. Não é chorar sempre que ora, fluindo lamentações e implorando misericórdia, como Deus não fosse misericordioso. Também não são piadas levianas, humor superficial ou conversas jogadas fora. É alegria de verdade – sólida, concreta, que norteia a vida e dá gosto para tudo em qualquer situação. É ter o Deus de amor constantemente presente em nossas vidas.