Casamento Misto
A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor (1 Co 7:39 NVI).
No meio destas instruções sobre casamento ou não, há uma exortação forte: pode casar-se, mas não com alguém que não é crente (vs 39). Pode andar dois, se estão divididos (Amós 3:3)?
Entre os valores da cultura brasileira há uma forte crença que sexo é essencial para a vida de cada um. Junto com isso, pelo menos historicamente, significava a necessidade de arranjar casamento. (Nos últimos poucos anos o casamento perdeu a sua importância, mas continua a pressão de ter um, ou mais, parceiros sexuais.) Por isso a pressão sobre as solteiras e solteiros crentes de casar-se vem de todos os lados – televisão, filmes, propaganda, outdoors, revistas, o internet, conversas, família, amigos e, infelizmente, da igreja.
Sim, a igreja põe uma das mais fortes pressões sobre os solteiros, especialmente solteiras. Em vez de acreditar em 1° Coríntios 7, promove todo tipo de pregação, ensino, piada e conversa, levando a ridicularização e marginalização das solteiras (principalmente, mas também solteiros). Por isso, quando aparece candidato ao casamento, especialmente para pessoas mais avançadas de idade, mesmo não sendo crente, até a igreja muitas vezes aceita e encoraja.
Que o Senhor nos ajude a seguir a vontade de Deus acima dos valores e normas culturais que nos impressionam.